Futebol americano cresce no Brasil e vira xodó da ESPN

palco-do-jogo-met-life-stadium-vai-receber-82500-torcedores-na-decisao-da-nfl-1391368223493_615x300

Esporte de maior audiência nos Estados Unidos, o futebol americano tem despertado cada vez mais interesse dos brasileiros, a ponto de os executivos da ESPN já considerarem o segundo maior esporte da emissora no país, superando o basquete (NBA).

“NFL tem um público bem cativo, bem fiel, que está crescendo ano após ano. O planejamento de audiência que fazemos vem sendo quebrado ano após ano”, disse João Palomino, diretor de jornalismo da emissora, em entrevista que concedeu para mim no UOL Esporte. “A NFL é sem dúvida é o segundo esporte para a gente”.

Palomino falou comigo antes da exibição do Super Bowl, que é a decisão da NFL, liga de futebol americano do país. E o diretor estava certo: a transmissão da vitória do Seattle Seahawks por 43 a 8 sobre o Denver Broncos bateu recorde de audiência.

A emissora foi líder de audiência no horário da partida, atingindo 1,13 ponto percentual entre o público masculino dos 18 aos 24 anos. A preferência também conta se a faixa etária foi elevada para 18 a 49 anos, com 0,67 ponto. Os números demonstram um aumento de 20% a mais de pessoas interessadas no jogo. Assim, a ESPN ficou entre os cinco canais mais vistos da TV paga.

A boa audiência, crescente ano após ano, faz com que a ESPN passe a investir mais na melhoria da transmissão. “Queremos fortemente fazer uma transmissão de NFL com uma equipe cada vez mais informada, integrada, explicando as jogadas para as pessoas, que passam a gostar mais e entendem melhor”, explicou Palomino.

E junto com o sucesso do novo esporte, veio a maior projeção de Everaldo Marques, principal narrador de futebol americano da ESPN Brasil. Pessoalmente, acho um dos melhores desta nova geração. E ele também está em alta com o chefe.

“O Everaldo é uma joia que a gente tem aqui, é um orgulho. Um narrador altamente capaz, que tem um linguajar moderno e alto conhecimento do que faz”, elogiou Palomino.

Crédito da foto: Reuters

Em tempo:

Transmissão do Super Bowl rende aumento histórico na audiência da ESPN

Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!