O líder TEM que saber liderar

Padrão

lider

Por mais óbvio que pareça o título, não é bem assim que acontece no mercado de trabalho. Antes de ler o restante do meu texto, pense no seu chefe. Ele sabe liderar? Ele é alguém que você considera um exemplo?

Tempo para a resposta….

……

Obviamente existem (boas) exceções. Mas o líder nas empresas costuma ser aquele profissional que desempenha bem a sua função e precisa ser promovido de alguma forma. Como vamos promovê-lo? Vamos transformá-lo em chefe, oras!

Mas…ele sabe ser chefe?

A função de líder é extremamente importante para o bom desenvolvimento de uma empresa. O líder mostra a cultura da empresa. É ele que reforça os valores da instituição.

O líder que assume esse cargo sem saber a importância da liderança pode colaborar para criar um ambiente ruim na empresa.

O que um bom líder precisa ter? Parece fácil, mas não é nem um pouco.

– Saber dar bom exemplo: O líder é aquele que lidera também com bons exemplo. Quero profissionais dedicados? Vou me dedicar. Quero soluções criativas? Vou atrás de soluções criativas.

– Entender as melhores características dos liderados: O bom líder sabe exatamente em que área o liderado pode contribuir mais (e melhor)

– Saber cobrar, mas com propósito: A cobrança descabida é mal vista e não surte efeito. É importante cobrar, mas mostrar a importância da cobrança em um contexto.

– Valorizar as boas iniciativas: As boas práticas precisam ser valorizadas. O incentivo é muito importante. O profissional precisa saber quando estar desempenhando bem.

– “Incentivar” o erro: Só chega a um resultado positivo quem tenta inovar. E nesse meio do caminho, erros acontecem. O líder precisa ter essa noção do processo e do bem que iniciativas como essa pode fazer para o seu trabalho.

– Dar feedback: Os liderados precisam saber constantemente em que ponto estão, como podem melhorar e o que precisam manter para desempenharem um bom papel dentro da empresa.

E aí, seu chefe cumpre esses requisitos de liderança?

Por que não criamos uma cultura de colocar como líder quem tem características de líder?

Sou entusiasta da ideia de que o líder pode ser formado. Cursos podem ajudar neste processo. Então por que os setores de RH das empresas não se preocupam também em formar líderes? Tenho CERTEZA que as empresas desempenhariam melhor com líderes mais capacitados para este papel.

Texto originalmente publicado no meu perfil no Linkedin Pulse

Anúncios

Um comentário sobre “O líder TEM que saber liderar

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s