O Corinthians está perto de uma crise. Motivos não faltam em diferentes áreas: no campo, nos bastidores, na construção do estádio. Decidi enumerar para abordá-los de forma mais didática.
1. Postura de Mano Menezes:
A transferência de responsabilidade do treinador do Corinthians (algo cada vez mais comum em seu discurso) após a eliminação precoce no Paulistão pegou mal na opinião pública e entre a diretoria do Corinthians, tanto que o gerente de futebol, Edu Gaspar, confirmou publicamente a bronca que foi dada no treinador e no meia-atacante Romarinho, que seguiu a mesma linha
2. Ausência de comando no futebol
Homem de confiança do presidente Mário Gobbi, Roberto Ximenes teve que deixar o comando de futebol do clube por motivos de doença. Gobbi irá assumir a sua funão interinamente, mas o mandatário corintiano tem sido alvo de cobranças por não ir aos jogos do clube. Este vácuo no futebol acaba sendo prejudicial no relacionamento com os jogadores.
3. O ‘encosto’ Emerson Sheik
Segundo o que já foi relatado por boa parte da imprensa, o Corinthians tenta, a todo custo, se livrar de Emerson Sheik, por causa dos seus altos salários e do rendimento abaixo da média em campo. Só que tem um ‘pequeno’ problema: ele não quer sair. O impasse gerado faz com que Sheik se torne um ‘encosto’ para Mano Menezes.
4. Queda precoce no Paulista e perda financeira
A queda precoce do Corinthians no Paulistão, além de vexatória, afeta as contas do já combalido setor financeiro do clube, que perderá segundo o jornal Lance R$ 6 milhões em relação ao ano de 2013, quando foi campeão da competição. Mano passará a ter seu trabalho ainda mais questionado e a diretoria perderá verba no momento que precisa reforçar o elenco.
5. Briga entre Gobbi e Andrés
O ex-presidente do Corinthians e o atual cada vez mais não se bicam. Tanto que Gobbi não compareceu ao treino do elenco corintiano no Itaquerão (obra comandada por Andrés) no último sábado. A briga vem num momento ruim, pois o clube precisa de união das suas maiores lideranças para sair da dificuldade.
O Corinthians esteve em momento pior neste ano? Sim, e por isso não consigo chamar o momento atual de crise. Mas como bem disse o jornal Lance em sua capa de hoje: a coisa tá feia!
Crédito da foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
Relembre:
Post de 10 de fevereiro: Corinthians renova elenco com dois meses de atraso
Em tempo:
Acompanhe tudo sobre o Corinthians no UOL Esporte
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal