O caso polêmico envolvendo a decisão de Diego Costa de recusar a convocação para a seleção brasileira e optar pela espanhola talvez tenha sido o assunto mais falado da semana. O que me chamou atenção foi o show de declarações desastrosas de Felipão e da cúpula da CBF no caso, a saber:
– Felipão diz que Diego Costa está “ignorando sonho de milhões“: técnico insiste em repetir um discurso patriótico vazio e que nem ele mesmo cumpre, ou se esqueceu que já deixou de cumprir. O que ele fez ao optar por dirigir a seleção de Portugal? E quando ele convenceu Deco a se naturalizar português?
– CBF pede o cancelamento da nacionalidade brasileira do jogador: não existe medida mais ditatorial e retrógrada do que essa. A ideia foi tão sem cabimento que até o Governo Federal contrariou a CBF e disse que Diego Costa só perde cidadania se quiser.
– CBF diz que Diego Costa agiu por dinheiro: diretor jurídico da entidade perdeu uma boa chance de ficar calado e admitir a derrota na tentativa de impedir que o jogador escolha pela Espanha ao invés do Brasil.
– Marin ignora comissão técnica e diz que brigará por Diego Costa até o fim: repito o comentário anterior: CBF, admite que perdeu para a Federação Espanhola o jogador. Fica menos feio.
– Durante trote que sofreu de rádio espanhola, Felipão admitiu que só definiu Fred como atacante para a Copa: e Jô, que tem feito gol atrás de gol pela seleção brasileira, como é que fica? Que motivação que vai ter depois de uma declaração dessas?
Como vários colegas já disseram com muita propriedade, Diego Costa pode escolher a seleção que preferir. Não pode ser tachado de vilão. O atacante vem em boa fase no Atlético de Madri há tempos. Quando a Espanha disse que iria chama-lo, Felipão decidiu convocar o jogador. Coincidência? Claro que não.
A seleção brasileira é muito maior que essa polêmica e ‘conseguirá sobreviver’ sem Diego Costa. Portanto, Felipão, Marin e cia: hora de esquecer o assunto e pensar na preparação para a Copa do Mundo.
Crédito da foto: Reuters/Heinz-Peter Bader
Em tempo:
Acompanhe tudo sobre a seleção brasileira no UOL Esporte
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal