10 momentos que te fizeram sentir orgulho de ser santista

Padrão

“Nascer, viver e no Santos morrer. É um orgulho que nem todos podem ter”. Este lema cantado em verso e prova pelo torcedor santista tem razão de existir.

Acesse a página do blog do Renan Prates no Facebook

A redação do Torcedores.com elencou dez motivos históricos que fazem o torcedor santista ter orgulho de time que torce. Confira:

1 – Ter o melhor jogador do mundo: Pelé
Qual time teve o melhor jogador da história do futebol mundial e o Atleta do Século jogando por 18 anos com a mesma camisa? Pelé jogou 1116 partidas e marcou 1091 gols com a camisa do Santos. Dificilmente alguém neste mundo conseguirá superá-lo.

2 – Time que parou uma guerra
O Santos realizou uma excursão no ano de 1969 em território africano. A Guerra de Biafra, na Nigéria, já durava dois anos. Mas os dois lados decidiram fazer uma breve trégua para acompanhar a partida do Peixe contra a Seleção do Meio Oeste. Que clube conseguiu isso?

3 – Giovanni, Robinho e Neymar jogando juntos
O torcedor do Santos conseguiu em 2010 ver os seus três maiores ídolos recentes jogando juntos em 2010. Giovanni, Robinho e Neymar ficaram em campo ao mesmo tempo pela primeira vez em fevereiro, no duelo contra o Rio Claro. Giovanni marcou o gol da vitória de virada por 2 a 1.

4 – Campeão da Libertadores após 48 anos
Foram 48 anos de espera. Uma vez ‘batendo na trave’ em casa contra o Boca Juniors. Mas em 2011, o título chegou, contra o Peñarol, em casa, na reedição da final de 1962, também vencida pelo Santos. O torcedor fez o ‘mar branco’ no Pacaembu e saiu de lá orgulhoso com o título conquistado por Neymar e companhia.

5 – Campeão do Brasileiro de 2002 contra o maior rival
Por incrível que pareça, o torcedor do Santos tem mais orgulho do Brasileiro de 2002 do que da Libertadores de 2011. Dezoito anos sem ganhar títulos de expressão, final contra o arquirrival Corinthians…Duas vitórias expressivas e inesperadas na final de uma competição que o Peixe conseguiu a vaga nas quartas de final na ‘bacia das almas’. Inesquecível.

6 – Lotou o Maracanã em uma final de Campeonato Mundial
Pensa em um time da Baixada Santista, litoral de São Paulo, que não tem sequer 500 mil habitantes na cidade, colocar 130 mil torcedores no maior estádio no mundo da época? O Santos fez isso em 1963, contra o Milan. E não decepcionou o seu torcedor: foi bicampeão mundial, mesmo com Pelé machucado. Motivo de orgulho.

7 – Time que mais marcou gols no futebol mundial
Com 12.076 gols, o Santos é o time que mais marcou na história do futebol mundial. O DNA ofensivo do Peixe é o que mais orgulha o seu torcedor.

8 – Melhor time do século nas Américas
Em 2000, a Fifa fez uma pesquisa com seus leitores do mundo inteiro com a seguinte pergunta: qual foi o maior clube do mundo no século? O Santos ficou na quinta colocação, mas foi eleito o melhor time do século nas Américas.

9 – Ter os craques do futebol no mesmo time
Em 2010, o Santos chegou a ter como funcionário do clube a melhor do mundo no futebol feminino (Marta), o melhor jogador de futsal (Falcão), o Atleta do Século (Pelé) e o melhor do futebol brasileiro (Neymar). Isso é para deixar qualquer torcedor do planeta orgulhoso.

10 – Ser campeão da Libertadores com uma vitória em La Bombonera
Vencer o Boca Juniors em La Bombonera sempre foi um dos maiores tabus entre os clubes brasileiros. O Santos não só conseguiu esse feito como conseguiu ser campeão na casa do adversário, em 1963, deixando obviamente o seu torcedor ainda mais orgulhoso.

Texto originalmente publicado no site Torcedores.com. Seja um colaborador!

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s