Jornalismo colaborativo é o futuro da cobertura de esportes no Brasil

Padrão

Tenho cada dia mais essa convicção: jornalismo colaborativo é o futuro da cobertura de esportes no Brasil. Admito que não é uma certeza ancorada em estudos, mas sim na vivência de quem passou por redações convencionais e está numa redação que prega o modelo do jornalismo colaborativo.

Por que jornalismo colaborativo é o futuro? Porque, como todos sabem, as redações convencionais estão diminuindo. Algumas delas estão até sumindo. A quantidade de profissionais de imprensa disponíveis no mercado é cada vez maior…

Mas o esporte mexe com paixão. E a plataforma do jornalismo colaborativo permite que qualquer um emita opinião sobre o esporte que mais lhe apaixona. É a liberdade de expressão e de produção de conteúdo na essência. Além disso, as pessoas gostam tanto de falar do que amam que aceitam produzir conteúdo sem serem remuneradas, tendo como contrapartida um aumento de capital social.

Quantos jornalistas ou estagiários de jornalismo possuem blogs onde externam o que pensam? E quantas dessas pessoas não são doidas para que essa opinião seja vista por milhares de consumidores de esporte? Portais de jornalismo colaborativo, como o Torcedores.com onde eu trabalho, estão aí justamente para isso: reverberar a opinião dos colaboradores.

Acesse a página do blog do Renan Prates no Facebook

Além disso, a lógica do portal de jornalismo colaborativo é contrária a do portal de jornalismo convencional: enquanto as redações comuns privilegiam a produção de conteúdo que seja interessante para o maior número de pessoas, as redações colaborativas ‘abraçam’ os nichos. Vou dar um exemplo do Torcedores.com: para nós, é interessante encontrar colaboradores dispostos a escrever sobre todos os tipos de esporte, até os mais inusitados como rugby, por exemplo.

Claro que existem muitos desafios a serem vencidos pelos portais de jornalismo colaborativo. Como incentivar os colaboradores? Como pauta-los sem causar nenhum tipo de melindre? Como fazer com que eles abracem a causa do site e se comprometam com ele? Como corrigir os erros e mudar o texto sem que eles se incomodem? Como fazer com que 400 pessoas criem cadastro no site e sigam escrevendo? Como criar uma plataforma que permita tantos colaboradores?

Mas apesar de tantos desafios a serem vencidos, é uma filosofia jornalística que tem tudo para dar certo já a curto prazo. Os números de audiência estão aí: o Torcedores.com fechou o último mês com quase 6 milhões de páginas visualizadas. Expressivo, não?

Você concorda comigo? Deixe a sua opinião e contribua para o debate.

Adendo:
Postei este texto no Twitter e recebi respostas de alguns amigos discordando do que penso, com ponderações interessantes. Não acho que o jornalismo que praticamos hoje vá acabar. Só acho que é um modelo que está fadado ao fracasso muito por culpa da própria classe de jornalistas.

Já escrevi sobre isso em um outro texto. Qual é o nosso diferencial como bom jornalista? Escrever bem. Apurar. Investigar. Questionar. Não aceitar os modelos impostos. É isso que faz com que alguém que se forme nessa área seja diferente dos demais.

O problema é que muitos acham que qualquer um pode fazer jornalismo. Tanto que o diploma do jornalista não é valorizado como os demais. E nós, como classe, aceitamos isso, não nos valorizamos. Deixamos que as redações fiquem cada vez mais vazias.

Quando digo que o jornalismo colaborativo é o futuro, é porque acho que o modelo atual está se saturando. Esse novo modelo está se aproveitando das lacunas deixadas pelas falhas do modelo que aprendemos desde a faculdade.

Anúncios

Um comentário sobre “Jornalismo colaborativo é o futuro da cobertura de esportes no Brasil

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s