Grandes de SP acumulam vexames e não metem mais medo em ninguém

Padrão

jogadores-do-ituano-beijam-a-taca-apos-conquistar-o-titulo-do-campeonato-paulista-1397426002049_615x300

Após a conquista do Ituano, com méritos, do Campeonato Paulista, um fato a meu ver ficou claro: os grandes de São Paulo tem acumulado vexame atrás de vexame, e não metem mais medo em ninguém.

Corintianos, são-paulinos, palmeirenses e santistas não tem nenhum motivo para sorrir. Afinal de contas, todos foram eliminados em ‘escadinha’ para dois pequenos do Interior: Ituano e Penapolense, os destaques positivos deste Paulistão.

Se o Santos caiu na final, o Palmeiras já havia perdido na semifinal, o São Paulo nas quartas de final e o Corinthians nem lá chegou, sendo eliminado ainda na primeira fase deste Paulistão.

Os vexames dos grandes paulistas não começaram neste ano, e sim há pouco mais de um ano, quando o Palmeiras foi rebaixado para a Série B pela segunda vez. O São Paulo deu a sua contribuição ao ser triturado pelo Atlético-MG na Libertadores.

Siga o Blog do Renan Prates no Facebook

Nas duas competições nacionais de 2013, a confirmação do fracasso: os paulistas caíram nas quartas de final da Copa do Brasil e não conseguiram colocar representante algum via Brasileirão na Libertadores de 2014 – a melhor campanha foi do Santos, com um honroso (ironia) sétimo lugar. O Corinthians terminou em nono e o São Paulo em décimo, após passar várias rodadas na zona de rebaixamento.

Mas o ápice da vergonha acontece esse ano. Com um orçamento INÚMERAS vezes maior, Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians sucumbiram um a um diante do Ituano, e conseguiram a proeza de ver um time do Interior campeão após dez anos.

Seria este o fundo do poço? Tenho minhas dúvidas…

Com uma campanha irretocável na fase final do Paulistão, o Ituano dá várias lições aos grandes paulistas. Com um time taticamente bem montado pelo seu treinador Doriva, e estruturado com baixíssimo custo por Juninho Paulista, o Ituano foi campeão vencendo Santos, Palmeiras e São Paulo. Se não derrotou o Corinthians, também não o enfrentou, por força de regulamento. Mas deu a sua contribuição para a eliminação vexatória ainda na primeira fase da equipe de Mano Menezes.

O que esperar do quarteto paulista no Brasileirão? Hoje, a meu ver, brigam no máximo por uma vaga na Libertadores. Mas é um ano atípico por causa da Copa do Mundo, o que dá chance para revisão de planejamento e melhoria de todos os times. Boas dicas do Ituano não faltam para Santos, Corinthians, São Paulo e Palmeiras almejarem alguma taça neste ano…

PS: Tinha escrito recentemente que a Libertadores perde muita graça sem os paulistas. Mas me referi essencialmente ao passado. Porque com esses times, os paulistas seriam motivo de (muita) tiração de sarro dos rivais.

Crédito da foto: Júnior Lago/UOL

Em tempo:

Acompanhe tudo sobre o Santos no UOL Esporte

Acompanhe tudo sobre o São Paulo no UOL Esporte

Acompanhe tudo sobre o Corinthians no UOL Esporte

Acompanhe tudo sobre o Palmeiras no UOL Esporte

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s