O Santos perdeu de forma categórica para o Ituano por 1 a 0 no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. Foi dominado pelo adversário, e tem que dar graças por não ter perdido por mais.
Por ter muito mais tradição e recursos do que o adversário, o Santos não pode pensar na hipótese de ficar com o vice-campeonato, o que configuraria um vexame no Pacaembu, e reforçaria o ano vergonhoso dos grandes paulistas. Para ser campeão, é imprescindível que o técnico Oswaldo de Oliveira tenha aprendido as lições da derrota no primeiro jogo.
Com base na primeira partida, fiz uma lista de cinco caminhos que o Santos precisa seguir para ser campeão paulista.
Confira a lista:
1 – Cícero e Damião: Precisam ter uma atuação de relevância na partida. O meio-campo, por tudo que representa para o Santos na temporada. O atacante, por ser o ‘homem-gol’ do time e pela responsabilidade que cai sob suas costas por ter custado mais de 40 milhões de reais. Se os dois fizerem uma boa partida, a chance do Peixe ser campeão é bem grande.
2 – Psicológico dos mais jovens: Até mesmo a psicóloga do Santos admitiu, em entrevista ao Lance, que os jovens destaques da equipe sentiram o fato de disputarem a primeira final mais importante de suas carreiras. Por isso, um bom caminho para o título é deixá-los a vontade para jogarem o que sabem.
3 – Cuidados com a defesa: Para ser campeão, o Santos vai precisar atacar, pois tem que vencer por dois gols de diferença. Com isso, deixará a sua defesa mais expostas aos contra-ataques, que podem acabar com as pretensões de time se forem convertidos em gol. Por isso, todo cuidado é pouco no setor defensivo para conquistar o título.
4 – Fator torcida: A torcida do Santos também ficou devendo no segundo tempo da primeira partida, quando se calou e deixou os torcedores do Ituano cantarem em alto e bom som e monopolizarem as atenções da arquibancada no Pacaembu. Para o jogo decisivo, é imprescindível que o torcedor faça a sua parte e empurre o Santos para a vitória. Um bom caminho nesse sentido foi traçado, já que os ingressos estão esgotados para o jogo de domingo.
5 – Avanço dos laterais: Os prováveis retornos dos laterais Cicinho e Mena para o jogo decisivo do Paulista pode ser uma boa arma para acabar com a retranca do Ituano. Se abrir o campo para as laterais, mais espaços no ataque serão criados para os jovens santistas.
Crédito da foto: Divulgação/Santos
Em tempo:
Acompanhe tudo sobre o Santos no UOL Esporte
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal
se torcida ganhasse alguma coisa…
Infelizmente não ganha, mas pode ajudar a ganhar. Obrigado por ler e comentar no meu blog, Neli!