
O Santos conquistou uma importante vitória nesta terça-feira contra o Deportivo Lara por 2 a 1, saindo na frente na disputa por uma vaga na terceira fase da Libertadores. Vinicius Balieiro, 21, e Kaiky, 17, marcaram os gols do Peixe na partida, que marcou a primeira vitória do técnico Ariel Holan no comando do clube. Escrevo estas linhas ainda pensando sobre a partida que acabou faz pouco tempo. Mas uma seguinte constatação está clara na minha mente: como é bom ter base!
O primeiro gol do Santos (veja acima) é toda uma jogada construída pelos jovens do Santos: Sandry dá belo passe para Alison, que tenta o cruzamento. Na sobra, Vinicius Balieiro chuta com força.
O segundo gol do Santos (veja acima) coroa a atuação do melhor da partida. O zagueiro Kaiky estreou na Libertadores com a difícil tarefa de substituir Lucas Veríssimo e fez uma partida irrepreensível que foi coroada com um gol de cabeça, após cruzamento de Jean Mota (que havia acabado de entrar).
Ângelo, com apenas 16 anos, fez um primeiro tempo primoroso. Sem sentir o peso da estreia em uma competição continental, ele estava solto na partida e deu trabalho para a defesa do Deportivo Lara enquanto teve pernas. A melhor chance do primeiro tempo foi dele, que cruzou para Marcos Leonardo, 18, obrigar o goleiro venezuelano a fazer uma bela defesa.
A nota negativa fica para a bobeada da defesa do Santos no gol do Deportivo Lara. Luan Peres, Lucas Braga e Vinicius Balieiro bobearam e permitiram aos venezuelanos o empate logo após o primeiro gol santista.
Mas foi um resultado muito bom se levarmos em conta todas as circunstâncias adversas do jogo:
- Desfalques de nomes importantes (Marinho, Pará, Kaio Jorge e Madson)
- Novo técnico com menos de uma semana de treinos
- Derrota por 4 a 0 no clássico contra o São Paulo
Isso significa que a vaga está encaminhada? Nem de longe. Ainda tem muito chão pela frente. Mas já é um (bom) começo.
Leia também no renanprates.com:
Pelé ‘humano’ é o grande legado do documentário
Um comentário em “Como é bom ter base!”