
Tudo indica que Ariel Holan deve ser confirmado até o final desta semana como novo técnico do Santos para a temporada 2021. Antes de falar sobre o novo treinador, prefiro comentar sobre o legado que Alexi Stival, o Cuca, deixa para o Peixe.
É inegável que Cuca teve méritos no comando do Santos. Mas um deles salta muito aos olhos de quem acompanhou o time mais de perto neste ano: Cuca fez o grupo acreditar que era capaz. É claro que uma conjunção de fatores ajudou a colaborar para uma ‘tempestade perfeita’ neste aspecto, tais como:
- Clube em crise financeira
- Transferban, como consequência desta crise, impediu o Santos de contratar
- Cuca ficou impedido de sugerir contratações tão ruins como as que ele sugeriu na segunda passagem pelo clube (Laércio foi a única exceção, pois foi contratado no intervalo entre duas punições).
Sem opções, Cuca se viu obrigado a trabalhar com o elenco que tinha. E foi aí que mostrou o seu principal mérito, que até excedeu o seu trabalho como treinador: ele muitas vezes foi supervisor (convencendo atletas a não processar o Santos), outras diretor de futebol (indicando reforços), outras coaching (motivando a equipe), e assessor de imprensa (cuidando do que seria divulgado para a mídia).
Além do desempenho fora dos gramados, Cuca mostrou méritos na armação do Santos: construiu um time vibrante e ofensivo. O treinador conseguiu potencializar jogadores como Alison e Kaio Jorge, que se tornaram vitais para o seu esquema tático.
O resultado veio: antes visto como ‘quarta força do Estado’ ou time que estava fadado ao rebaixamento, o Santos mostrou a sua grandeza ao fazer uma campanha histórica que culminou no vice-campeonato da Libertadores com um gol sofrido aos 53min do segundo tempo.
Mesmo com um baque tão grande na temporada (a perda do título), Cuca superou a sua fama de depressivo (nestes momentos) e conseguiu fazer o Santos reagir no Brasileirão. Com uma sequência de quatro jogos sem derrota (duas vitórias e dois empates), o Peixe está muito perto de se garantir na Pré-Libertadores, o que facilitaria muito a vida de Ariel Holan nesta temporada.
Mas independente deste resultado, o maior legado Cuca deixa para Holan é o elenco do Santos. Um time jovem, motivado, brigador e com muito potencial de desenvolvimento para o futuro. O Peixe tem uma base pronta para trabalhar, o que já é um grande passo. Só falta a torcida ter paciência e não cobrar do novo técnico um título desde o primeiro minuto.
5 comentários em “O legado de Cuca para Holan”