Jogo de vôlei nas Olimpíadas é um show de entretenimento

Padrão

Tive o privilégio de acompanhar três esportes nas Olimpíadas 2016: futebol, vôlei e polo aquático. E DE LONGE entre os três, o vôlei chamou mais atenção. Por que? Por ter virado um um show de entretenimento.

O entretenimento começa antes do jogo. Dois animadores do ginásio, junto com a equipe de apoio, ensinam como a torcida deve agir gestualmente e com sons em determinados momentos do jogo. Por exemplo: em um grande bloqueio (o monster block), os torcedores são ensinados a levantar os braços e inclinar as mãos para baixo.

Ainda antes do jogo, bolas gigantes são jogadas na arquibancada do ginásio, para que o público se divirta as jogando de um lado para o outro.

Entre os pontos, sempre uma música que agita quem ouve é tocada – a escolhida geralmente é um axé. (Aqui vai uma opinião pessoal de que não aprovei tanto as músicas que foram tocadas).

Esta estratégia de usar o vôlei como entretenimento foi confirmada pelo presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), o brasileiro Ary Graça.

“Decidimos que vôlei precisa ser um show. Não quero concorrer com famosos. Quero fazer meu trabalho bem feito. Quero que meu fã se sinta muito confortável no estádio de vôlei. Tem de ter absoluta segurança, tem de ter entretenimento, ter interação com público. Jogo de vôlei é como se fosse um trio elétrico estático. Tudo isso foi criado de uma maneira não tão espontânea, mas foi induzindo o público a gostar do vôlei brincando”, disse em entrevista ao UOL.

E ele está certo. Principalmente aqui no Brasil, onde existe uma forte monocultura esportiva voltada para o futebol (com uma pequena exceção para os esportes que ganham títulos importantes), o público se sentirá mais provocado a participar do vôlei se ele, além de ver um bom jogo, se divertir.

Quem está no Rio de Janeiro e não foi a um jogo de vôlei das Olimpíadas, não perca a oportunidade: ainda dá tempo.

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s