Veja as lições para a sua carreira que você pode aprender assistindo ao filme Moneyball

Padrão

Sempre que assisto um filme, penso que pode se tratar de alguma valiosa oportunidade para aprender algo, seja para a minha vida profissional ou mesmo para a vida pessoal. Claro que vejo películas com o simples objetivo de me distrair ou “esvaziar a mente”, mas para estas dou uma importância muito menor.

Assistir um filme com este objetivo tem me proporcionado experiências valiosas que eu relatei neste espaço ao abordar o filme O Senhor Estagiário (que rendeu mais de um textoe ao admitir a relevância da série The Good Wife.

Pois bem, o último filme que de alguma forma transformou a minha vida foi Moneyball.

Aí você vai pensar: “Puxa, como ele só assistiu à esse filme agora?”. Exato, foi isso mesmo que pensei: por que demorei tanto tempo?

Moneyball, ou o Homem que mudou o Jogo, é um filme de 2011, inspirado no livro Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game, que conta uma história real ocorrida com Billy Beane (muito bem interpretado na película pelo ator norte-americano Brad Pitt)

Beane é o gerente geral do Oakland Athletics, que fez uma temporada notável em 2001 mesmo com poucos recursos financeiros e se vê sem saídas para repetir o feito depois da saída dos principais nomes do seu time para equipes com poderio financeiro maior.

Foi este o filme que me proporcionou lições importantes para a minha carreira profissional, que vou relatar nos parágrafos abaixo. Antes, um parênteses: sei que de alguma forma vou acabar dando spoiler a quem não assistiu ao filme. Portanto, se você não gosta de spoilers, talvez seja o momento de parar de ler por aqui.

– Não tenha medo de inovar:  No filme, o personagem de Brad Pitt decide contratar reforços problemáticos do ponto de vista de comportamento, mas eficientes em relação ao desempenho no campo de beisebol. Este modelo enfrentou muita resistência entre os olheiros e especialistas do esporte. Se o gerente geral se intimidasse com essa resistência, provavelmente o projeto seria um fracasso retumbante.

– Entender os números pode mudar o jogo: Muitos ainda insistem em desprezar a importância dos números, principalmente no esporte. Pois o filme Moneyball prova que, se você souber fazer uma boa leitura dos números e associar corretamente a uma boa filosofia, você pode ter muito sucesso em qualquer profissão que exercer.

– Faça o que for preciso para a inovação dar certo: Inicialmente, o Oakland Athletics colecionou derrota atrás de derrota. Mas…por qual motivo? O gerente geral simplesmente executou as mudanças e tentou “enfiar goela abaixo” do técnico e dos jogadores. Se você não convence os atores do espetáculo de que o roteiro precisa ser diferente, a chance da mudança dar certo beira a 0%.

– Saiba identificar os talentos ‘esquecidos’: Foi uma desesperada tentativa de contratar um atleta de um time rival que fez Billy Beane conhecer Peter Brand (interpretado pelo ator Jonah Hill – na vida real, Brand se chama Paul DePodesta), aparentemente um amedrontado assistente do Cleveland Indians, mas que na verdade era um brilhante estudioso de beisebol e dos seus números.  As ideias de Brand fizeram Beane mudar a história do beisebol norte-americano. E por que a cúpula dos Indians não aproveitou o seu talento? Arrisco um palpite: eles o desprezaram por ser jovem e não saber se impor com sua ideia de jogo tão diferente do convencional.

– Não se prenda a ‘fantasmas’ do passado: Billy Beane acaba perdendo talvez a maior oportunidade da sua vida porque ele não quis repetir o mesmo erro do passado. Mas quem garante a mudança para o Boston Red Sox seria um erro? Você pode sempre reescrever a sua história. Basta tentar aprender com os erros e não se deixar levar pelos ‘fantasmas’ do passado.

Assistiu ao filme Moneyball? Concorda com a minha análise? Pretende assistir? Comente na caixinha de comentários abaixo 🙂

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s