Tiago Leifert mudou a “cara” do Globo Esporte. A meu ver, para melhor. Mas independentemente da mudança ser positiva ou negativa, foi uma mudança (e tanto) – exatamente o que a TV Globo precisava para falar com uma audiência tão mutante como a do horário do almoço.
LEIA MAIS:
Especial: relembre a passagem de Tiago Leifert pelo Globo Esporte
O Globo Esporte tinha um formato muito “engessado” antes de Tiago Leifert. O estilo convencional do programa de transmitir as notícias esportivas começou a afugentar o telespectador, que preferia se divertir com o estilo irreverente de José Luiz Datena e José Ferreira Neto na TV Bandeirantes. Datena, na época, comandava o SP Acontece. Neto era o comentarista da atração.
Leifert introduziu o humor nas matérias esportivas do Globo Esporte. A aceitação da ‘molecada’ foi rápida. As gírias e as campanhas feitas pelo programa caíram no gosto do público.
Leifert teve um trunfo a seu favor durante todo este processo: a adesão dos boleiros ao novo estilo do Globo Esporte. Os jogadores aceitaram as brincadeiras da nova atração e ajudaram até a divulgá-las.
As críticas não tardaram a vir. Uma delas é a de que o Globo Esporte tinha uma linha editorial muito “light”. Não entrava em polêmica. Não criticava ninguém.
O apresentador do Globo Esporte passou a adotar um tom mais crítico, e também foi atacado por isso. Até alguns boleiros, que estavam quase que na totalidade ao seu lado, mudaram o tom – Valdivia chegou a xingar Leifert no Twitter porque se incomodou com algo que ele disse durante o programa.
No seu discurso de adeus do Globo Esporte nesta segunda-feira, Leifert disse uma frase emblemática, que soou como um desabafo por todas as críticas que sofreu durante os anos que ficou a frente da atração: “Me sinto um privilegiado de poder conversar com vocês e poder dizer a vocês que me assistem que o começo foi muito difícil, diziam que não duraria uma semana e meia. Mas o importante é que você assistiu, você acreditou, você me deixou ser diferente. Você fez uma escolha da qual não vou esquecer e serei eternamente grato”, completou.
Sou sempre favorável e vou sempre defender alguém que propõe algo diferente ao formato convencional do jornalismo. Por isso, Tiago Leifert, fica o meu respeito pelo que você mudou no Globo Esporte, pois quem é do meio sabe como é difícil fazer alterações como a que você promoveu em uma rede de televisão do tamanho da Globo. Posso não concordar com todas as mudanças que você realizou no programa, mas vou sempre valorizar a sua ousadia de ter tentado.
Crédito da foto: Reprodução/TV
Texto originalmente publicado no Torcedores.com