O que acontece com as faculdades de jornalismo do Brasil?

Padrão

Desde que comecei a trabalhar no Torcedores.com, que é um portal colaborativo de internet, passei a ter acesso a uma infinidade de textos publicados por pessoas que estão em diferentes etapas do jornalismo.

Uma constatação vem me incomodando na leitura destes textos: o que acontece com as faculdades de jornalismo do Brasil? Elas estão formando profissionais preparados para o mercado?

Como muitos que conhecem o meu trabalho aqui no Torcedores.com sabem, uma parte considerável dos colaboradores do site é estudante de jornalismo, o que me faz conhecer a produção das pessoas que estão cursando as faculdades.

O que me assusta é a percepção desses meninos e meninas sobre jornalismo. Vejo incontáveis casos de pessoas que cometem erros graves como:

– Copiar texto sem ter a noção de que estão copiando

– Acreditar piamente em fontes secundárias ou até terciárias de informação
(exemplo: ah, vi essa informação no fórum de torcida que eu confio muito e por isso publiquei)

E olha que isso não é só ‘privilégio’ deles. Muitos jornalistas recém-formados acabam se enquadrando nesses problemas.

Aí eu pergunto: a culpa é deles ou da faculdade que deu o diploma? Por que nos revoltamos quando quiseram revogar a obrigatoriedade do diploma e não lutamos por uma melhor qualidade de ensino?

Não tenho base concreta para cravar, mas outra percepção me assusta: estamos ensinando os estudantes a lidar com jornalismo praticado na internet?

A internet é uma realidade. Os outros veículos (rádio, TV, impresso) estão tendo que se render a ela. E as faculdades, já se renderam? A impressão é que não. A minha sensação é que, pelo menos no que diz respeito ao meio digital, as faculdades de graduação estão aquém do que deveriam. Muito se discute sobre o atual momento da profissão. Não acredito que o jornalismo vá acabar, mas acho que ele precisa se reciclar. Que tal começarmos a discutir de forma mais aprofundada a base de tudo isso, que é a formação universitária?

Estou aberto ao debate.

Anúncios

Um comentário sobre “O que acontece com as faculdades de jornalismo do Brasil?

  1. Cara, eu estou no ensino médio ainda, não tenho nem 18 anos, e escrevo no TORCEDORES.COM também, as vezes o responsável por corrigir meus textos me devolve emails com infinitas correções, então eu penso “jamais servirei para jornalista”.
    No meu caso eu gosto de escrever, mas não sei escrever bem, acho que estou mais pela emoção do que pela razão, mas pelo menos o que eu tento fazer é pegar as noticias de fontes confiáveis e de portais de noticias que acertam em 90% ou mais do que postam.

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s