Real Madrid e Benfica valorizam seus maiores ídolos. E nós?

Padrão
Renan Prates/Torcedores.com

Renan Prates/Torcedores.com

Fiz recentemente um curso na Europa que me deu a oportunidade de visitar dois dos maiores clubes do mundo: Real Madrid e Benfica. Os dois, coincidentemente, fizeram homenagens muito bonitas aos seus grandes ídolos. Não consegui deixar de pensar: e o mesmo, acontece aqui no Brasil?

Não tenho conhecimento amplo para poder dar uma resposta e ter a certeza de que estarei 100% certo ao expor meu pensamento. Muitos clubes aqui no Brasil fazem homenagens que são pouco divulgadas. Mas tenho a forte impressão de que, no geral, os europeus e sul-americanos sabem valorizar muito mais o passado do que os brasileiros.

Mas…vamos aos exemplos que vi na Europa. Logo quando saí do metrô em Madrid e avistei o Santiago Bernabeu, pude ver um cartaz gigante com a foto de Alfredo Di Stefano, argentino que foi o maior jogador da história do Real Madrid e morreu recentemente. Ao lado da foto do ex-atacante, estava o seguinte texto: “Obrigado, Alfredo”.

Acesse a página do blog do Renan Prates no Facebook

Di Stefano tem, ao lado de Santiago Bernabeu, figura mítica que dá o nome ao estádio do Real Madrid, um espaço bem significativo no museu do clube merengue. Os dois são tratados praticamente como patrimônios culturais dos madrilenhos. Agora você que está me lendo e já foi ao museu do seu time, me diga uma coisa: seu ídolo que já morreu é tratado da mesma forma?

Dias depois, fui ao estádio da Luz, propriedade do Benfica. Não cheguei a tempo de visitar o museu, mas presenciei algo que me chamou muito atenção: uma estátua do atacante Eusébio, maior ídolo do clube, que morreu no ano passado. Embaixo da estátua, estão inúmeras homenagens de várias partes do mundo ao ex-jogador de origem moçambicana. Quem gosta de futebol não tem como não se emocionar ao presenciar essa imagem.

Somos o país que tem a história mais rica no futebol. Mas culturalmente não valorizamos nossos feitos como deveríamos. Os bons exemplos estão aí. Ainda dá tempo de recuperarmos o prejuízo.

Crédito da foto: Renan Prates/Torcedores.com

Texto originalmente publicado no site Torcedores.com. Seja um colaborador!

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s