
No início deste mês, estive em um curso na Europa. Participei de algumas palestras. Uma delas foi na TV Globo de Portugal. E foi lá que tive a certeza: as TVs estrangeiras desprezam o Campeonato Brasileiro.
O palestrante na representante da Globo na Europa falou sobre os desafios de expandir a TV em outro continente. E respondeu a algumas perguntas. Uma delas foi a que fiz: por que o Campeonato Brasileiro é ignorado pelas TVs europeias?
As explicações que ele deu foram praticamente as mesmas que os especialistas em marketing esportivo aqui no Brasil já apontaram: horário de exibição, qualidade ruim dos jogos e dos jogadores, falta de grandes craques…
Acesse a página do blog do Renan Prates no Facebook
Mas ele contou uma história que me chamou atenção. Falou sobre o dia em que foi tentar vender o produto Campeonato Brasileiro para outra TV na Europa. A pessoa com que ele conversou fez a seguinte pergunta: Tem jogo durante os meses de julho a setembro? Ele respondeu que sim, não só nesses meses, mas de abril a dezembro. Foi então que veio a tréplica:
“Não, só me interessa nesses meses. É porque são os meses em que aqui não tem nenhum jogo, e as pessoas sentem falta de futebol”.
Se alguém tinha dúvida do quanto Campeonato Brasileiro se tornou um sub-produto, não tem mais.
Crédito da foto: Getty Images
Texto originalmente publicado no site Torcedores.com. Seja um colaborador!
É a mesma relação que temos com os demais campeonatos sulamericanos e com os campeonatos do leste europeu..
Eu particularmente, acho que a falta de craques é o principal fator para atrair TV.. Só que para arrumar esse quesito, todos os outros precisam ser revisitados (qualidade do gramado, campeonato forte, etc, etc, etc..)
Abs,
cademeucamisa10.com