Cada vez mais tenho uma certeza. O Brasil gosta de um atraso. Até para ter clima de Copa! Na semana que vai estrear a Copa, parece que o país, enfim, se deu conta – e está gostando disso!
Tudo tem acontecido por aqui com atraso, principalmente quando é relacionado a Copa. Os estádios ficaram prontos com atraso. A população protestou contra a Copa, a meu ver, com atraso. E o brasileiro se tocou que vai ter Copa também com atraso.
Aqui em São Paulo, onde resido, já dá pra ver nas ruas o clima de Copa. Os carros estão com bandeirinhas do Brasil ou com o retrovisor decorado com a bandeira brasileira. Acho brega, mas o que importa é o significado e não a beleza né? Vi algumas casas decoradas, mas a tendência é que isso aumente, ainda mais se o Brasil fizer uma boa Copa. A cidade vai ser decorada – com atraso.
Acesse a página do blog do Renan Prates no Facebook
Os protestos, a meu ver, também estão atrasados. Acho legítimo que protestem agora, como já escrevi neste espaço, mas se fôssemos mais politizados, teríamos iniciado os protestos contra a Copa em 2007, quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa e ainda quis que o Mundial fosse realizado em 12 sedes.
Não escrevo esse texto na intenção de apontar o dedo na cara e dizer: “vocês são atrasados, ao contrário de mim, que sempre penso tudo com antecedência”. Não, pelo contrário. Já cansei se fazer a mesma coisa: deixar tudo para a última hora. Estou me referindo a um costume nosso como nação. Afinal de contas, temos o “jeitinho brasileiro” que faz tudo dar certo na última hora, não?
Crédito da foto: Getty Images
Texto originalmente publicado no site Torcedores.com. Seja um colaborador!