Quem é melhor: Massa ou Barrichello?

Padrão

rubens-barrichello-e-felipe-massa-durante-coletiva-na-hungria-1280417325025_615x300

Instigado pelo meu camarada Allan Simon, que tem o bom blog Papo de Velocidade, me proponho a tentar responder a esta questão exposta no título acima. Afinal de contas, talvez sejam os maiores nomes brasileiros na Fórmula 1 depois da morte de Ayrton Senna.

Quem é melhor: Felipe Massa ou Rubens Barrichello?

Sem rodeios, digo: Massa precisa mostrar mais para ser melhor do que Barrichello. Os números estão aí. Os dois correram com carros de ponta por um tempo considerável na Fórmula 1. Nenhum foi campeão, mas o veterano apresentou resultados melhores, sendo por duas vezes vice-campeão e duas terceiro colocado (Massa terminou uma temporada em segundo e uma em terceiro).

Posso estar sendo traído pela minha memória, mas considero que ambos tiveram, de fato, uma temporada para conquistar o tão sonhado título da Fórmula 1. A vez de Massa foi em 2008, mas ele sucumbiu diante dos próprios erros e das falhas da Ferrari e perdeu para Lewis Hamilton na última corrida. Um ano depois, Barrichello teve a sua chance, mas perdeu o duelo direto contra Jenson Button e acabou terminando a temporada até com a terceira colocação após a última etapa.

Acesse a página do blog no Facebook

Barrichello, a meu ver, é um piloto mais completo, que consegue trabalhar o carro e torná-lo melhor. Se não é tão veloz, é mais competitivo. Se não tivesse um gênio como Michael Schumacher como companheiro de equipe, poderia alcançar resultados mais expressivos.

Massa, como já disse no último post sobre Fórmula 1 aqui neste espaço, precisa parar de se lamentar. Piloto campeão tem atitude de campeão. Consegue tirar leite de pedra até nas maiores dificuldades. O brasileiro também teve dificuldades com Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e o próprio Michael Schumacher como companheiros de equipe, mas falhou quando teve a maior chance de título (2008) e nunca mais foi o mesmo após o grave acidente no GP da Hungria em 2009.

Independente de quem for melhor, o torcedor brasileiro amante de Fórmula 1 pode ter uma certeza: a era de ter pilotos do país brigando de fato por título está longe de voltar. Tanto Massa quanto Barrichello são bons pilotos, mas não se enquadram no perfil de vencedores na categoria. Estão longe de serem sucessores à altura de Ayrton Senna, Nelson Piquet e Émerson Fittipaldi. Ficamos mal acostumados em vencer, esta é que é a verdade.

O ideal, no momento, seria tentar formar alguém nas competições de base com este perfil. Mas…que competições de base realmente boas existem no automobilismo brasileiro? Formadoras de jovens talentos? Isto é tema para um outro post.

Crédito da foto: Christophe Karaba/EFE

Em tempo:

E se Senna ainda estivesse vivo? Dez suposições

Acompanhe tudo sobre Fórmula 1 no UOL Esporte

Anúncios

6 comentários sobre “Quem é melhor: Massa ou Barrichello?

  1. Bom texto, Barrichello é na minha opinião muito melhor que o Massa, o que lhe faltou foi sorte, e lógico seus rivais eram incriveis, além de ser quase impossível ”carregar” o peso que ele carregou nas costas ( morte do Senna) suprir a ausência dele.
    Transferiram toda aquela responsabilidade a ele e ele não conseguiu suportar a altura, muito injusta a situação a mídia e as pessoas cobraram demais dele.
    Algo semelhante a responsabilidade do Neymar hoje em dia, porém o mesmo dá sinais de que pode dar uma resposta mais a altura de seus antecessores.

  2. Josue

    Barrichello é superior a Massa, mas não devemos esquecer que na Ferrari ele era proibido de fazer um monte de coisas, inclusive de ultrapassar o Schumacher e não ter acesso a telemetria do carro de Schumacher…Schumacher fez a mesma coisa com Martin Brundel, com Massa e com Irvine, aliás depois que Schumacher sofreu um acidente em 1999 a Ferrari de Irvine começou a ter prioridade e começou a andar…eu acredito que o Schumacher copiou o contrato do Nelson Piquet que fez isto na Brabham e na Lotus…mas Piquet não conseguiu fazer este contrato na Williams e nem na Benetton…Acredito que se Barrichello estivesse na Ferrari em 2008 e é claro não tivesse um piloto tão forte quanto o Schumacher ou Alonso ou Hamilton ou “talvez Button” o Massa não perderia aquele título de 2008 que o Massa perdeu…

  3. Leandro

    Na verdade a pergunta deveria ser ” Quem é o menos ruim ” Vi que o post acha que é o Barrichelo mais para mim ele carimbou seu atestado de mediocridade em 2009 qndo perdeu de forma humilhante o titulo para seu companheiro de Brawn Jason Button. Rubens sempre viveu da desculpa que a Ferrari sempre favorecia o Schumacher, que até de certo modo acontecia,mais isto era devido a mediocridade do brasileiro uma vez que Schumacher já estava bem a sua frente no mundial. Em 2009 Barrichello tinha o dever de ser campeão, tinha melhor carro junto com seu companheiro mais era infinitamente mais experiente do que Button em tudo principalmente em pilotar carros rápidos, pois vinha de pilotar a Ferrari por anos, e oque se viu em 2009 foi um chocolate de Button em cima de Barrichello que por sua vez nem com o vice terminou naquela temporada!
    Por tanto na minha humilde opinião os dois são tão ruins qnto, infelizmente!!

    • Fabricio Cunha

      Tem como ganhar de um piloto britânico numa equipe britânica? Não né..
      Rubens foi totalmente desvavorecido no carro (calota dos freios traseiros), e assim que igualaram o brasileiro deu um banho em Button, só não deu mais tempo de recuperar

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s