Luciano do Valle morreu neste final de semana. De forma muito justa, recebeu homenagens de todos os cantos do país. A TV Bandeirantes, empresa onde ele trabalhava, mudou toda a sua programação por causa da morte do seu principal representante da equipe de esportes. Mas a série de reverências da TV Globo, rival pela audiência, dão a noção da grandeza do narrador.
A Globo dedicou muitos minutos do Jornal Nacional, programa de maior audiência do jornalismo televisivo brasileiro, para falar sobre a morte de Luciano do Valle. Nesta segunda, o Globo Esporte iniciou e terminou com reverências ao narrador, que foi funcionário da empresa.
O que faz a maior emissora do país destinar muitos minutos da sua programação para homenagear um narrador que trabalhava numa concorrente? A grandeza de Luciano do Valle, um dos maiores narradores da TV brasileira (senão o maior) e um dos grandes empreendedores do esporte brasileiro.
O fato de Galvão Bueno ter entrado ao vivo no Brasil Urgente para falar da morte de Luciano do Valle e enaltecer as suas qualidades também chama atenção. Primeiro, porque Galvão quase nunca concede entrevistas para outras emissoras, somente para a Globo. Segundo, porque Luciano foi o único narrador que chegou ao seu patamar – muitos dizem que foi melhor do que Galvão.
Siga o Blog do Renan Prates no Facebook
“A televisão brasileira e a comunicação brasileira ficam mais pobres. Luciano é um marco para a história do país. Eu me orgulho de poder dizer que fui amigo, que eu concorri com ele e que eu aprendi com ele”, disse Galvão.
Os clubes fizeram várias homenagens durante a rodada de abertura do Campeonato Brasileiro. Mas a mais bonita delas, a meu ver, foi a do São Paulo, que colocou no alto-falante narrações históricas do Luciano do Valle em jogos do Tricolor e exibiu faixas como agradecimento.
A comoção de Nivaldo Prieto, que não conseguiu entrar no ar porque não parava de chorar, foi muito emocionante. Dentre os depoimentos, um dos que mais me tocou foi do técnico José Roberto Guimarães, que mostrou toda a sua gratidão por tudo que Luciano do Valle fez ao vôlei brasileiro.
Luciano não fez apenas para o vôlei. Foi de enorme importância para o basquete, para a Fórmula Indy, para o Boxe, até para a Sinuca! Ajudou a popularizar nomes como Paula, Hortência, Maguila, Popó…praticou os conceitos de TV fechada na TV aberta, muito antes da existência de ESPN, FOX, Sportv.
Mas Luciano foi mais importante para a minha infância esportiva, como deve ter sido para a sua. Uma parte dela morreu neste último sábado. E infelizmente não será substituída a altura.
Crédito da foto: Folhapress
Em tempo:
Galvão entra ao vivo na Band e lamenta morte de “maior concorrente”
Globo Esporte faz homenagem e mostra Do Valle como apresentador
Homenagem a Luciano do Valle faz Jornal Nacional falar de concorrente
Com todo certeza, jamais teremos outro Luciano do Valle! Suas ideias e empreendedorismo de vanguarda para um Brasil televisivo sem criatividade foram de suma importância para o desporto. Justo seu artigo e oportuno. Obrigado, Renan.