Palmeiras precisa lembrar que é gigante

Padrão

30mar2014---zagueiro-lucio-faz-careta-depois-de-perder-lance-no-ataque-do-palmeiras-contra-o-ituano-no-pacaembu-1396219146414_615x300

O Palmeiras teve mais uma eliminação em sua trajetória. A derrota diante do Ituano em casa na semifinal do Paulistão causa frustração pela boa campanha que a equipe vinha fazendo durante a competição, mas também pela constatação de que o Verdão não tem conseguido neste novo século desempenhar o papel de gigante no futebol brasileiro que lhe cabe.

Um dado que ajuda a verificar este problema é o número de títulos conquistados na última década entre os quatro grandes de São Paulo (desde 2005):

Palmeiras: 1 Copa do Brasil, 1 Paulista, 1 Série B
São Paulo: 1 Mundial, 1 Libertadores, 3 Brasileiros, 1 Sul-Americana, 1 Paulista
Santos: 1 Libertadores, 1 Copa do Brasil, 1 Recopa, 5 Paulistas
Corinthians: 1 Mundial, 1 Libertadores, 2 Brasileiros, 1 Recopa, 1 Copa do Brasil, 2 Paulistas

Como dá para perceber, os rivais amealharam mais títulos e tiveram conquistas de maior importância do que o Palmeiras, único clube entre os grandes de São Paulo que caiu duas vezes para a segunda divisão na história dos Brasileiros.

O pior não foi a derrota para o Ituano. O pior para o palmeirense é ter a convicção de que eliminações como esta não são mais surpreendentes. Guarani no Paulistão e Goiás na Sul-Americana são exemplos que estão aí para corroborar esta tese.

Neste ano do Centenário, o Palmeiras tem que lembrar que é um clube gigante e se impor em campo como tal. Clube gigante ganha jogos improváveis, se impõe pela camisa e conquista títulos, muitos deles que ficam para serem contados durante toda a história. A Academia de Futebol e a geração vencedora do Verdão na década de 90 estão aí para não deixar mentir.

A imensa e apaixonada torcida do Palmeiras pedem isso. Os rivais pedem. Palmeiras, volte a se impor como um gigante! O futebol brasileiro agradece.

Crédito: Rodrigo Capote/UOL

Em tempo:
Acompanhe tudo sobre o Palmeiras no UOL Esporte

Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal

Anúncios

5 comentários sobre “Palmeiras precisa lembrar que é gigante

  1. José Renato Fernandes

    Time de colônia. As colônias foram enfraquecendo com o passar do tempo. Se não se libertar disso é só ver onde tá a Portuguesa.

  2. José Renato Fernandes

    Vejam só, todas as diretorias enfrentam forte resistência do conselho, manifestada por picuinhas. Se fosse uma oposição construtiva… Mas não me parece.

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s