Time de melhor campanha no Paulistão até aqui, o Santos vem apresentando um desempenho acima da média na primeira fase da competição. O ataque, principalmente, está bem. Mas o time comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira ainda tem problemas que podem atrapalhar na segunda fase.
O principal deles é a defesa. Sem Edu Dracena e Gustavo Henrique, que seriam os titulares, mas só devem voltar depois da Copa do Mundo, o Santos tem dificuldades com Jubal e Neto no setor. Os laterais titulares, Cicinho e Mena, tem muito mais vocação ofensiva do que defensiva. E o time conta apenas com Arouca na proteção da defesa.
Os números, neste caso, enganam, pois o Santos é a segunda defesa menos vazada do campeonato, mas quem vê uma partida inteira do time sabe que, principalmente por ser ofensivo, o Peixe em muitos momentos do jogo oferece o contra-ataque ao adversário, que não tem aproveitado as oportunidades que cria por ineficácia dos ataques ou a boa fase do goleiro Aranha.
Confira também no blog:
A palavra é dele: ex-santista diz que título brasileiro de 95 do Botafogo foi armado
Jean Chera e a supervalorização dos atletas na base
Já o ataque vai muito bem. Já são quatro goleadas com cinco gols marcados (Corinthians, Mogi Mirim, Bragantino e Botafogo-SP) e uma com quatro gols feitos (Oeste). No total são 34 gols em 13 jogos, o que dá a excelente média de 2.6 gols por partida.
Mas mesmo com números tão expressivos, o Santos em algumas oportunidades tem demonstrado problemas no setor de criação, que podem ser explicados pela formação ofensiva adotada por Oswaldo sem um meia de origem. Gabriel e Cícero tem se revezado nesta função, mas não são criativos.
Leandro Damião começou a fazer gols e a mostrar entrosamento com o grupo, mas é nítido que o Santos ainda está numa fase de adaptação ao esquema com centroavante de ofício, o que pode gerar momentos de dificuldade na reta final da competição.
Oswaldo de Oliveira faz um bom trabalho no Santos. Isto é inegável. Mas precisa corrigir algumas falhas do time para ser campeão paulista. Não sei se o treinador conseguirá resolver isto a tempo.
Crédito: Ivan Sorti/Divulgação/Santos FC
Em tempo:
Oswaldo expõe preocupação com goleadas e não vê Santos “pronto” em 2014
Acompanhe tudo sobre o Santos no UOL Esporte
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal