A piada da Justiça Desportiva faz mais uma vítima

Padrão

06fev2014---rogerio-ceni-durante-jogo-entre-sao-paulo-e-paulista-no-morumbi-1391730879425_615x300

A Justiça Desportiva do Brasil tem se tornado, com raras exceções, um exemplo diário da piada de mau gosto que está virando o futebol nacional. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) chegou ao ápice ao interferir diretamente nos destinos de dois clubes, como já foi amplamente falado.

O rebaixamento da Portuguesa está mais para um assunto do passado do que do presente. O que quero abordar neste post é que a arbitrariedade do STJD tem sido reproduzida por um outro tribunal, o TJD-SP. E fez uma vítima: o goleiro Rogério Ceni.

Não estou advogando em defesa do Rogério. O personagem em questão coincidentemente foi ele, como poderia ser o Emerson Sheik, o Cícero ou o Alan Kardec. O que não posso achar certo é o lance entre o goleiro e o meia chileno, Valdivia, no clássico entre Palmeiras e São Paulo virar motivo de julgamento.

LEIA MAIS: Ceni será denunciado e pode pegar até 3 jogos por chute em Valdivia

A imagem mostra o Rogério Ceni tentando “dar um rapa” no Valdivia. Dá a entender que era isso mesmo. Mas daí a ele querer agredir o rival e ser punido por isso falta um pouco né?

Outra coisa que deveria ser levada em conta: a cena foi típica de um jogo de futebol de rua. Você que lê o post nunca foi comemorar o gol perto de uma pessoa que você tem raiva só para provocá-la? Quando isso aconteceu, sua provocação não foi revidada de alguma forma?

Foi exatamente o que aconteceu no clássico. Valdivia e Ceni não se bicam desde a semifinal do Paulista de 2008. O chileno marcou o gol, quis comemorar perto do goleiro para provocar e o veterano revidou a provocação levantando o pé para intimidar o chileno (e até se possível atingi-lo). Lance do jogo. Sem motivo para mimimi.

O problema que tem acontecido, e não é de hoje, é que os juristas desportivos dão a impressão clara de quererem aparecer tanto quanto os boleiros, que são de fato os donos do espetáculo. Para isso, acabam achando sempre “pelo em ovo” para punir alguém. E por consequência tornam o futebol cada vez mais chato.

Crédito da foto: Junior Lago/UOL

Reveja o lance que será julgado pelo STJD:

Em tempo:

Acompanhe tudo sobre o São Paulo no UOL Esporte

Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s