A Justiça Desportiva do Brasil tem se tornado, com raras exceções, um exemplo diário da piada de mau gosto que está virando o futebol nacional. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) chegou ao ápice ao interferir diretamente nos destinos de dois clubes, como já foi amplamente falado.
O rebaixamento da Portuguesa está mais para um assunto do passado do que do presente. O que quero abordar neste post é que a arbitrariedade do STJD tem sido reproduzida por um outro tribunal, o TJD-SP. E fez uma vítima: o goleiro Rogério Ceni.
Não estou advogando em defesa do Rogério. O personagem em questão coincidentemente foi ele, como poderia ser o Emerson Sheik, o Cícero ou o Alan Kardec. O que não posso achar certo é o lance entre o goleiro e o meia chileno, Valdivia, no clássico entre Palmeiras e São Paulo virar motivo de julgamento.
LEIA MAIS: Ceni será denunciado e pode pegar até 3 jogos por chute em Valdivia
A imagem mostra o Rogério Ceni tentando “dar um rapa” no Valdivia. Dá a entender que era isso mesmo. Mas daí a ele querer agredir o rival e ser punido por isso falta um pouco né?
Outra coisa que deveria ser levada em conta: a cena foi típica de um jogo de futebol de rua. Você que lê o post nunca foi comemorar o gol perto de uma pessoa que você tem raiva só para provocá-la? Quando isso aconteceu, sua provocação não foi revidada de alguma forma?
Foi exatamente o que aconteceu no clássico. Valdivia e Ceni não se bicam desde a semifinal do Paulista de 2008. O chileno marcou o gol, quis comemorar perto do goleiro para provocar e o veterano revidou a provocação levantando o pé para intimidar o chileno (e até se possível atingi-lo). Lance do jogo. Sem motivo para mimimi.
O problema que tem acontecido, e não é de hoje, é que os juristas desportivos dão a impressão clara de quererem aparecer tanto quanto os boleiros, que são de fato os donos do espetáculo. Para isso, acabam achando sempre “pelo em ovo” para punir alguém. E por consequência tornam o futebol cada vez mais chato.
Crédito da foto: Junior Lago/UOL
Reveja o lance que será julgado pelo STJD:
Em tempo:
Acompanhe tudo sobre o São Paulo no UOL Esporte
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal