Hoje é um dia especial para mim, porque é o dia em que meu pai completa 62 anos de vida. Queria fazer diferente de como costumo fazer e usar este espaço do blog para ressaltar a minha idolatria por ele também no âmbito esportivo.
Arlindo Carlos Prates, o meu pai, jogou por muito tempo na seleção brasileira de handebol, e também na seleção paulista, quando na época ainda existiam seleções regionalizadas. Sempre foi um dos principais artilheiros, numa época em que o esporte era pouquíssimo valorizado (panorama que não mudou muito hoje). Atuou ao lado de nomes hoje conhecidos do grande público, casos do jornalista William Waack e do ator Kadu Moliterno.
Meu pai sempre teve aptidão para esportes. No início da década de 70, fez parte de alguns jogos do time principal do Santos com lateral-direito, mas costuma falar dos seus cinco segundos de fama como coadjuvante do filme Isto É Pelé, em que ele leva um drible desconcertante do Rei do Futebol (prometo achar o link do vídeo e postar aqui em breve).
Os caminhos do meu pai e de Pelé se cruzaram mais uma vez na Faculdade de Educação Física (Fefis) em Santos. Os dois se formaram na turma que também tinha o técnico Émerson Leão entre os ilustres.
Apesar de gostar muito de esportes, não tenho nem de longe a aptidão que ele tem para a prática esportiva. Talvez por isso tenha virado jornalista esportivo. Infelizmente não tive o prazer de vê-lo jogar pessoalmente handebol. Mas ouvir de amigos e sentir a admiração dos mesmos ao falar de como ele atuava quando entrava em quadra me deixa muito feliz e orgulhoso.
Feliz aniversário, paizão! Meu maior ídolo esportivo!
PS: É o post de número 100 deste blog. Não poderia ser com um tema melhor!
Créditos das fotos: Arquivo Pessoal. Na foto 1, está no centro. Na foto 2, está arremessando a bola. Na foto 3, está com a bola na mão
Em tempo:
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal
O que o Carlos Padeiro está fazendo agachado na primeira foto, Prates?
hahahahahahahahaha parece mesmo né Sabino. Muito obrigado por entrar aqui no meu blog!
Não consegui escrever nada, chorei antes…………, obrigado filho, bjs
A honra é toda minha, paizão! Beijo, te amo!