Seguindo a ideia de analisar neste espaço o desempenho dos 12 principais times do Brasil no mercado da bola para o início da temporada de 2014, acredito que o Fluminense é até agora o destaque entre os cariocas, apesar da boa e surpreendente atuação do Vasco.
O retorno do meia Dario Conca e a chegada do atacante Walter foram, ao meu ver, acertos do Fluminense, o que deixará o clube muito forte do meio para frente. Se levarmos em conta a nova postura defensivista do técnico Renato Gaúcho, o Tricolor carioca pode desempenhar um bom ano, seja na Série B ou na A.
O Vasco foi ao mercado sul-americano e trouxe o bom goleiro Martin Silva, eleito o melhor das Américas na sua posição pelo jornal uruguaio El Pais na tradicional eleição realizada pelo periódico, e o volante Aranda, que fez uma boa Libertadores pelo mesmo Olímpia no ano passado.
Para clubes que disputarão a Libertadores, penso que Flamengo e Botafogo ainda deixam a desejar no mercado. O Rubro-negro fez aquisições modestas até agora. O nome mais badalado é o de Elano, que vem de duas passagens muito oscilantes por Santos e Grêmio, e por isso chega como incógnita.
O Flamengo corre risco de não desempenhar um bom papel porque pode perder os dois principais nomes da campanha do título da Copa do Brasil no ano passado: Elias (que voltou para o Sporting) e Hernane (que pode ir para o exterior). Se isso acontecer, a chance de êxito em 2014 se torna pequena, a não ser no cenário regional.
Já o Botafogo segue atrás de algum nome de impacto para o setor ofensivo. Nomes como o de Forlán e de Kleber Gladiador estão cogitados, mas de prático só teve até agora a chegada do veterano meio-campo Jorge Wagner, o que é muito pouco para quem quer fazer um bom papel na Libertadores.
E vocês, o que acham? Concordam? Opinem à vontade!
Foto: Fernando Cazaes/Photocamera
Em tempo:
Confira as últimas atualizações do mercado da bola
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal