Após uma amarga temporada na Série B, o Palmeiras enfim volta para o lugar de nunca deveria ter saído: a elite do Brasileirão. O ano de 2014 tem tudo para ser especial para o torcedor alviverde, que completa 100 anos de sua rica história. Mas será que o Palmeiras seguirá o exemplo de outros clubes e será acometido pela maldição do Centenário?
Corinthians, Santos, Atlético-MG, Flamengo. Todos esses clubes já completaram 100 anos de história e tiveram uma temporada bem abaixo da média no ano do Centenário. A exceção fica para o Vasco, que conseguiu vencer a Libertadores em 1998.
E o Palmeiras? Bom, o Palmeiras começa 2014 com mais uma reformulação. Quase uma dezena de jogadores deixou o clube, e quem veio não inspira tanta confiança.
Dos que saíram, o zagueiro Vilson fará falta. Dos que chegaram, Lúcio pode ser um bom reforço se realmente tiver disposto. Caso contrário, poderá desagregar o grupo com sua postura, como já fez no São Paulo até ser afastado.
O Palmeiras está tentando implementar no mercado uma estratégia interessante, que é a do contrato de produtividade, mas que pode deixar o clube atrás dos rivais se for o único a adotar este método de contratação.
Mas acho que, para ser campeão, o clube precisa da chegada de alguns reforços de impacto. Os que foram contratados até agora não empolgam o torcedor. Se quer ter um ano vencedor, o Palmeiras não pode também perder peças que foram importantes em 2013. Caso contrário, tem tudo para passar em branco no Centenário.
Crédito da foto: Mauricio Duarte/UOL
Em tempo:
Acompanhe tudo sobre o Palmeiras no UOL Esporte
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal