Análise de um ano para se esquecer no futebol brasileiro e o meu muito obrigado

Padrão

torcida

No último post de 2013, nada como fazer uma retrospectiva. Fico com a certeza de que, no futebol brasileiro, foi um ano para se esquecer.

Afinal de contas, como num mesmo ano conseguimos reunir episódios como a tragédia de Oruro, a barbárie de Joinville, seguidas mortes nas obras da Copa do Mundo e o pastelão da decisão de quem vai cair para a Série B do Brasileiro ser via tribunal?

A queda vexatória do Atlético-MG no Mundial de clubes, ainda que não manche o feito histórico do clube de ter conquistado a Libertadores, veio para ‘coroar’ um ano que vai ficar marcado muito mais pelos problemas do que pelas soluções.

Regionalmente, foi um ano péssimo para os clubes paulistas, que não conseguiram sequer se classificar para a Libertadores de 2014, e melancólico para os cariocas, que podem cair duas vezes para a Série B (se o STJD permitir né?)

Os mineiros, porém, só tem motivos para sorrir com o Galo campeão da Libertadores e o Cruzeiro campeão brasileiro. Os catarinenses conseguiram a proeza de colocar três clubes na Série A no ano que vem (Chapecoense, Criciúma e Figueirense).

A seleção brasileira também teve um ano de glórias ao aplicar um expressivo 3 a 0 contra a Espanha, atual campeã e (ainda) dona do futebol mais vistoso do planeta, na final da Copa das Confederações. Mas de nada vai valer se o time de Felipão der papelão na Copa do Mundo

Muito obrigado

Já disse aqui neste espaço que quando comecei a escrever, tinha uma meta de terminar o ano com cinco mil visualizações. Quando vi que consegui o objetivo com muita antecedência, comecei a sonhar com dez mil. E com muito orgulho, percebo que já passei de 13.600!

Tenho aprendido muito aqui a expressar a minha opinião sobre o que acho pertinente, sem medo da rejeição de quem me ler. Me fascina muito a ideia de usar este espaço para debater ideias, e é isto que quero manter para 2014.

Que o leitor que me acompanha neste blog tenha um excelente final de ano! A não ser que aconteça alguma motivação especial, volto a escrever em 2014.

Crédito da foto: Heuler Andrey/Estadao Conteudo

Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s