Não consegui acompanhar a barbárie ocorrida em Atlético-PR x Vasco no momento em que ela aconteceu. Mas depois de acompanhar as repercussões, fico com uma certeza. Não foram nem Vasco, nem Fluminense, os rebaixados para a segunda divisão. Foi o futebol brasileiro.
O pior: não é a primeira vez que isso acontece. E não vai ser a última. Imagens impactantes que rodaram o mundo inteiro. Que chocaram quem ama o futebol brasileiro. E envergonharam o Brasil.
Mas como muitos já disseram nas redes sociais: as imagens estão aí. As câmeras flagraram exatamente quem atacou covardemente o torcedor rival com uma barra de ferro. Ele foi preso, inclusive. Mas quanto tempo ficará atrás das grades? Até diminuir a revolta da opinião pública?
Qual é a solução? Fazer os clubes perderem os mandos de campo? Talvez alguns não saibam, mas o Atlético-PR jogou em Joinville porque já cumpria punição pelo mesmo motivo.
O grande jornalista e colega de UOL, Rodrigo Mattos, fez um levantamento onde mostra que a CBF pode punir os clubes com perda de pontos há 19 anos, pois o regulamento permite isso. E cadê a coragem para fazer?
As autoridades já começaram a fazer o famoso jogo de empurra, de transferências de responsabilidades. Impressionante como nesses casos sempre a culpa é do outro…
Chegamos no fundo do poço? Ou ainda podemos chegar mais? Juro que me preocupo com a sensação cada vez maior de que estamos bem longe do abismo.
Crédito: Geraldo Bubniak/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Em tempo:
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal
Um comentário em “Não foram Vasco e Fluminense os rebaixados na última rodada. Foi o futebol brasileiro”