Claudinei deixará o Santos porque pecou pela falta de coragem

Padrão

claudinei

O técnico Claudinei Oliveira se despedirá do Santos na última rodada do Brasileirão. Ele foi comunicado pela diretoria que não seguirá mais à frente do clube em 2014.

Claudinei deixará o Santos, ao meu ver, com um balanço positivo. Ele fez um time comprovadamente limitado ter um padrão tático e ser competitivo. Ainda que não tenha conseguido os resultados que a torcida esperava, o Peixe jogou de igual para igual com todos os adversários.

Mas o treinador promissor da nova geração cometeu um pecado que praticamente selou a sua saída do Santos: a falta de coragem. Claudinei nem de longe parecia o técnico ousado que foi campeão da Copa São Paulo de juniores neste ano, com um meio de campo sem volantes marcadores e somente com jogadores que sabiam tocar a bola. Ele pareceu muito mais preocupado em garantir um resultado do que fazer seu time jogar bem.

O primeiro problema de falta de coragem aconteceu na escalação do Santos. Mena e Gustavo Henrique pediram passagem por um bom tempo para serem titulares, mas Claudinei hesitou em fazer isso porque teria que colocar os medalhões Durval e Léo na reserva.

Claudinei por um bom tempo escalou o Santos com três volantes e ninguém na criação. Já chegou até a escalar o time de uma forma mais defensiva até do que seu antecessor Muricy Ramalho, que ficou com fama de retranqueiro no final da sua passagem pelo Santos. Suas substituições, no geral, são cautelosas demais. Precisando do resultado, ele costuma trocar jogadores da mesma posição.

O caso do empate contra o Vasco foi o mais emblemático. O time carioca se jogou todo ao ataque em busca da igualdade, oferecendo o contra-ataque. O que Claudinei fez? Trocou um atacante por um volante. Resultado? O Santos tomou o segundo gol.

Não tenho nada contra o Claudinei. Espero mesmo é que ele faça muito sucesso, porque o futebol precisa mesmo de mais bons técnicos da nova geração. Só que para isso, é preciso que ele confie mais no seu trabalho e na sua capacidade, e demonstre essa confiança na hora de agir em campo.

Crédito: Célio Messias/Photocamera

Em tempo:
Acompanhe tudo sobre o Santos no UOL Esporte:

Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal:

Anúncios

4 comentários sobre “Claudinei deixará o Santos porque pecou pela falta de coragem

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s