O que Anderson Silva, Georges St-Pierre e Jon Jones têm em comum? Antes, tinham conseguido de forma impressionante o domínio das categorias em que atuam, com uma sequência de vitórias que lhes dava a aura de invencíveis. Agora, o trio deixou claro para o mundo dos amantes de MMA que pode ser vencido, fato que enterrou de vez o tão falado projeto das super-lutas de Dana White.
O último mito a ser derrubado foi o de GSP. Já existia uma desconfiança geral de que o desafiante Johny Hendricks iria fazer uma luta bem parelha, mas o castigo que o campeão dos meio-médios sofreu assustou aos fãs de MMA. GSP venceu a luta em decisão muito contestada dos juízes. A revanche terá que acontecer, a não ser que o canadense se aposente.
Jon Jones também penou diante de Alexander Gustafsson. Ele só conseguiu ganhar a luta porqye reagiu no último round. Mas foi tão castigado que até hoje não conseguiu se recuperar totalmente.
Anderson Silva teve o pior dos desempenhos entre os três. Ele ficou mais preocupado em tentar desestabilizar Chris Weidman com suas provocações do que lutar, e foi nocauteado pela primeira vez na carreira muito por conta desta postura.
Nem vou considerar a hipótese de armação nas três lutas. O UFC é uma instituição muito séria e tem uma reputação a zelar.
Isto posto, penso que o fã do UFC só tem a ganhar com o abalo destas hegemonias. A competitividade de um esporte é essencial para qye ele se mantenha atrativo para quem o assiste.
Crédito da foto: UFC/Divulgação
Em tempo:
Acompanhe tudo sobre MMA no UOL Esporte
Confira o Blog Na Grade do MMA, do meu amigo Jorge Corrêa
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal