Todos os jornalistas que eram setoristas do São Paulo no final de junho de 2012 sabiam que a segunda passagem do técnico Emerson Leão no comando do clube estava com os dias contados. Mas o dia 26 foi especial.
Fomos ao CT do São Paulo na Barra Funda naquela terça-feira com a certeza interna de que Leão cairia. A ordem era seguir todos os passos do treinador, o que gerou situações até certo ponto engraçadas. Quando soubemos que o treinador estava cortando seu cabelo no cabeleireiro que fica no local, não tivemos dúvidas: corremos todos até lá. Ele fez cara de assustado com a presença de tanta gente, mas não falou com ninguém. Ficamos lá até o Juca, assessor do São Paulo, pedir para voltarmos para a área destinada à imprensa.
Leão demorava para conceder a entrevista coletiva, o clima de apreensão aumentava. Todo mundo pensando: será que é hoje? Eis que surge calmamente o treinador para conversar com os jornalistas. Todos pensamos: não é hoje! Tudo corre da maneira normal, no mesmo roteiro das entrevistas coletivas rotineiras. Ele não pede a palavra, não faz pronunciamento. Até que o colega Marcello Lima fez a primeira pergunta e veio a resposta que pegou a todos de surpresa.
“Infelizmente não vou conseguir responder a sua pergunta, porque não sou mais o treinador do São Paulo. Acabei de conversar com o Juvenal [Juvêncio, presidente]. Disse que íamos encerrar o contrato e não tivemos nem um minuto de conversa”.
Pânico entre os colegas. Só conseguia ouvir os avisos desesperados para as redações. “Leão não é mais técnico do São Paulo”, frase repetida várias vezes.
Eu, que trabalho em um veículo de internet, tinha um desafio ainda pior. Afinal de contas, desde o momento que ele informou o ocorrido, a nota já deveria estar no ar. Ou seja: não tinha nem tempo de me recuperar do susto, pois tinha que seguir o manual padrão e publicar de forma relâmpago um parágrafo, depois ir aumentando parágrafo por parágrafo, para que quando o internauta desse o famoso F5, teria uma notícia cada vez mais atualizada. O torcedor que acompanha os clubes de futebol pela internet precisa ter a informação o quanto antes, e se possível bem completa de uma forma instantânea.
Foi um dia de histórias curiosas e de muito aprendizado, que levo para mim até hoje e uso como exemplo quando falo das minhas experiências como setorista para os estudantes de jornalismo.
Para quem ficou curioso, segue o link das duas principais matérias que fiz no dia.
Crédito da foto: Moisés Nascimento/AGIF
Demissão de Leão:
Técnico Leão anuncia que foi demitido do São Paulo
Bastidores da demissão:
Leão é demitido após cortar cabelo e sai do São Paulo “sem deixar saudades”
Em tempo:
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal