O dia que um treinador surpreendeu a todos com sua demissão do São Paulo

Padrão

Leão

Todos os jornalistas que eram setoristas do São Paulo no final de junho de 2012 sabiam que a segunda passagem do técnico Emerson Leão no comando do clube estava com os dias contados. Mas o dia 26 foi especial.

Fomos ao CT do São Paulo na Barra Funda naquela terça-feira com a certeza interna de que Leão cairia. A ordem era seguir todos os passos do treinador, o que gerou situações até certo ponto engraçadas. Quando soubemos que o treinador estava cortando seu cabelo no cabeleireiro que fica no local, não tivemos dúvidas: corremos todos até lá. Ele fez cara de assustado com a presença de tanta gente, mas não falou com ninguém. Ficamos lá até o Juca, assessor do São Paulo, pedir para voltarmos para a área destinada à imprensa.

Leão demorava para conceder a entrevista coletiva, o clima de apreensão aumentava. Todo mundo pensando: será que é hoje? Eis que surge calmamente o treinador para conversar com os jornalistas. Todos pensamos: não é hoje! Tudo corre da maneira normal, no mesmo roteiro das entrevistas coletivas rotineiras. Ele não pede a palavra, não faz pronunciamento. Até que o colega Marcello Lima fez a primeira pergunta e veio a resposta que pegou a todos de surpresa.

“Infelizmente não vou conseguir responder a sua pergunta, porque não sou mais o treinador do São Paulo. Acabei de conversar com o Juvenal [Juvêncio, presidente]. Disse que íamos encerrar o contrato e não tivemos nem um minuto de conversa”.

Pânico entre os colegas. Só conseguia ouvir os avisos desesperados para as redações. “Leão não é mais técnico do São Paulo”, frase repetida várias vezes.

Eu, que trabalho em um veículo de internet, tinha um desafio ainda pior. Afinal de contas, desde o momento que ele informou o ocorrido, a nota já deveria estar no ar. Ou seja: não tinha nem tempo de me recuperar do susto, pois tinha que seguir o manual padrão e publicar de forma relâmpago um parágrafo, depois ir aumentando parágrafo por parágrafo, para que quando o internauta desse o famoso F5, teria uma notícia cada vez mais atualizada. O torcedor que acompanha os clubes de futebol pela internet precisa ter a informação o quanto antes, e se possível bem completa de uma forma instantânea.

Foi um dia de histórias curiosas e de muito aprendizado, que levo para mim até hoje e uso como exemplo quando falo das minhas experiências como setorista para os estudantes de jornalismo.

Para quem ficou curioso, segue o link das duas principais matérias que fiz no dia.

Crédito da foto: Moisés Nascimento/AGIF

Demissão de Leão:
Técnico Leão anuncia que foi demitido do São Paulo

Bastidores da demissão:
Leão é demitido após cortar cabelo e sai do São Paulo “sem deixar saudades”

Em tempo:
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s