A 31ª rodada do Brasileirão terminou neste domingo. E eu fiquei com a seguinte indagação: quais clubes decepcionam mais na temporada 2013 da competição: paulistas ou cariocas?
Segundo o Blog do Rodrigo Mattos, é o pior desempenho de paulistas e cariocas no Brasileirão após 11 anos.
São quatro clubes de cada estado: Representam São Paulo, o Tricolor paulista, Santos, Corinthians e Ponte Preta. Representam Rio de Janeiro, Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense.
Os paulistas decepcionam mais que os cariocas, tanto pela posição na tabela de classificação, quanto pelo desempenho em campo.
O melhor clube do eixo Rio-São Paulo é o Botafogo, que mesmo aos trancos e barrancos está na segunda colocação e faz boa campanha. Os outros clubes cariocas, porém, estão com um desempenho que desonra a história de títulos dos grandes do estado.
Com desempenhos pífios, Vasco e Fluminense brigam rodada a rodada para ver quem será o representante carioca na Série B de 2014. Já o Flamengo cresceu sob o comando de Jayme de Almeida e está longe do risco da degola, mas em 11º.
O estado de São Paulo tem um representante na zona do rebaixamento: a Ponte Preta, que cresceu de produção e tem chances de escapar. Mas o melhor representante da região ainda é o Santos, que mesmo com um desempenho oscilante, é o oitavo colocado.
O São Paulo cresceu muito sob o comando de Muricy Ramalho, arrancada que até agora só serviu para afastar o risco da degola, já que o clube estava muito ameaçado de rebaixamento com o antecessor Paulo Autuori.
Já o Corinthians…amarga um segundo semestre melancólico para quem conquistou o topo do mundo em 2012. Não consegue sair da crise e desempenhar um futebol digno do elenco que possui.
Por incrível que pareça, talvez o melhor dos paulistas no segundo semestre seja o Palmeiras, que neste final de semana se garantiu com sobras e muitas rodadas de antecedência na Série A em 2014.
E para você, quem decepciona mais? Dê a sua opinião!
Crédito da foto: Nelson Perez/Fluminense FC
Em tempo:
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal