Técnicos argentinos brilham nos gigantes espanhois. E os brasileiros?

Padrão

Borges

Diego Simeone e Gerardo Martino são dois treinadores argentinos que comandam gigantes espanhois. Ambos tem feito campanhas brilhantes com o Atlético de Madri e o Barcelona nesta temporada. E a minha pergunta que fica é: e os técnicos brasileiros, como estão neste cenário?

Não estão. Nem sequer são cogitados quando surge algum cargo vago de treinador entre os grandes clubes do mundo.

Se a minha memória não estiver enganada, os brasileiros que comandaram grandes na Europa recentemente foram Luiz Felipe Scolari (Chelsea-2008), Vanderlei Luxemburgo (Real Madrid-2005) e Carlos Alberto Parreira (Valencia-1994).

Enquanto isso, Martino e Simeone somam dez vitórias em dez jogos no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões, com seus times jogando um futebol vistoso e competitivo.

Muitas são as desculpas dadas para este problema. Alguns alegam que a questão da língua dificulta. Oras, então que façam que nem o Guardiola, que fez um curso intensivo em alemão para poder dispensar um tradutor no Bayern de Munique.

Outros justificam que a diferença de cultura atrapalha. Pode até ser. Mas será que então não somos nós que temos que rever nossos conceitos defasados, e não os europeus?

Mas o que me incomoda é a arrogância dos técnicos brasileiros ao falar deste tema. Nove em cada 10 treinadores diz que se sente em condição de igualdade aos europeus e que se tivessem com grandes elencos entregariam grandes trabalhos. Será mesmo? Cadê os dirigentes europeus então para reconhecer tão valoroso trabalho e levá-los para lá? Menos, muito menos.

Crédito da foto: EFE/Albert Olivé

Em tempo:

Acompanhe tudo sobre o Campeonato Espanhol no UOL Esporte

Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s