Oswaldo de Oliveira é atualmente o melhor técnico do Brasil

Padrão

Oswaldo

Oswaldo de Oliveira é um técnico pouco badalado entre os críticos de futebol, mas que atualmente está fazendo por merecer o título de melhor treinador do país.

Oswaldo chegou ao Botafogo para a disputa da temporada 2012. Passou por maus bocados e por muito pouco não foi demitido do cargo, que era um desejo da torcida. A diretoria optou por mantê-lo nos momentos mais críticos. Comprou briga com o atacante Loco Abreu, um dos maiores ídolos recentes do clube, e levou a melhor.

Os resultados do trabalho de Oswaldo começaram a serem colhidos um ano depois, com a conquista incontestável do Campeonato Carioca. Mas sempre existia aquele dilema: ah, é o Oswaldo e é o Botafogo! Daqui a pouco o time cai de rendimento e não briga por mais nada…Pura falácia. Ledo engano.

O Botafogo tem se mostrado o único time em condições de brigar com o Cruzeiro pela liderança do Brasileirão. E isso após a saída de três atletas importantes que atuam praticamente no mesmo setor: Andrezinho, Fellype Gabriel e Vitinho.

Na Copa do Brasil, o Botafogo enfrentou nada menos do que o atual campeão da Libertadores, o Atlético-MG, que estava claramente priorizando a competição. E mesmo assim, conseguiu ganhar com um expressivo placar agregado de 6 a 4, além de ter buscado um empate por 2 a 2 no Independência, onde o Galo sempre é forte.

E qual é o segredo do sucesso do Botafogo? Como bem observou o companheiro Rodrigo Mattos, blogueiro do UOL Esporte, é a capacidade de se reinventar diante das adversidades. Não tem mais Vitinho? Deixa que o também garoto Hyuri decide! Seedorf está apagado? Rafael Marques resolve.

Contra o Corinthians, até o lateral direito Edilson, que nunca teve destaque por onde passou, foi um dos melhores jogadores do Botafogo, e coroou a sua boa atuação com um passe à la Ronaldinho Gaúcho para o gol de Hyuri, prova de que quando o trabalho é bem feito, até o improvável acontece.

E boa parte de tudo isso se deve ao bom trabalho de Oswaldo, que além de fazer o Botafogo jogar talvez o futebol mais bonito de se ver neste Brasileirão, apostou em jogadores pouco cobiçados no mercado, caso de Rafael Marques, que deram muito certo.

Campeão brasileiro e mundial pelo Corinthians, além de ter carimbado seu nome na história do Kashima Antlers com oito títulos conquistados em cinco temporadas, Oswaldo de Oliveira nunca foi unanimidade no Brasil. Teve trabalhos contestados em São Paulo, Santos, Flamengo, entre outros clubes. Mas no Botafogo, ele vem desbancando nomes mais badalados como os de Tite, Cuca e Dunga e fazendo por merecer o título de melhor técnico do Brasil.

Crédito: Júlio César Guimarães/UOL

Em tempo:
Acompanhe tudo sobre o Botafogo no UOL Esporte:

Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s