Sim, não escrevi errado o título. Foi isso mesmo que quis dizer. É impressionante perceber o quanto os clubes sofrem por ter em seus elencos jogadores convocados para seleções nacionais.
A CBF é a única entidade que marca para uma Data Fifa rodadas importantes do seu maior campeonato. E o que acontece? Ano após ano, os clubes são prejudicados.
O Santos, enquanto conseguiu segurar Neymar, foi muito prejudicado por não poder escalá-lo em campo por causa de compromissos com a seleção brasileira. Hoje o clube também sofre, mas em menor escala: o lateral Mena sempre é convocado para defender o Chile. O meia Montillo volta e meia aparece na lista da Argentina.
O Corinthians sofreu muito nos últimos jogos. O Timão não conseguiu vencer desde que Pato e Guerrero foram defender as seleções de seus países de origem – um empate e uma derrota. Tite, que tem um dos melhores elencos do Brasil, se viu obrigado a mudar a característica do time porque perdeu seus homens de referência e teve que escalar o jovem Léo no ataque.
Neste contexto, quem se beneficia? Cruzeiro, Grêmio e Atlético-PR, que estão no G4 não só pelo bom futebol que tem praticado, mas também por não se prejudicarem com convocações para as seleções nacionais. Como bem lembrou o internauta Vinicius que leu esse post, o Botafogo ainda sofre sem Jefferson e Lodeiro, mas mostra que está em grande fase e consegue bons resultados mesmo assim.
Em suma, a CBF consegue o dom de fazer com que todos torçam para que seus jogadores não sejam convocados. E o que deveria ser um motivo de comemoração para os clubes, acaba sendo um problema.
Como mudar isso? Formulando um calendário mais decente. Mas aí o buraco é mais embaixo né?
* Atualizado na terça-feira
Crédito da foto: Divulgação
Em tempo:
Acompanhe tudo sobre esporte no UOL Esporte
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal
Me explique como o Botafogo não é prejudicado tendo Jefferson e Lodeiro convocados.
Bem falado, Vinicius. Vou atualizar o post. Muito obrigado!