Com quase um turno disputado, o Brasileirão está muito aberto. À exceção do Cruzeiro, não vejo nenhum time praticando um futebol digno de elogios até aqui. Me arrisco a fazer um palpite: acredito que Atlético-MG e São Paulo podem definir o futuro da competição.
O internauta mais atento certamente irá me perguntar: como os dois clubes definirão o futuro da competição se ambos estão brigando mais para cair do que pelo título do Brasileirão?
Acredito que Atlético-MG e São Paulo são os que tem mais potencial de crescimento. Logo, se essa previsão se concretizar, ambos reagirão no segundo turno e bagunçarão a tabela. Os times que perderem menos pontos nestes confrontos são os que tem mais chances de seguir na luta por G-4 e título do Brasileirão.
Eliminado da Copa do Brasil contra o Botafogo, o Atlético-MG só tem o Brasileirão para se preparar para a disputa do Mundial de clubes. Logo, a tendência é que o atual campeão da Copa Libertadores faça um bom segundo turno e tire muitos pontos dos clubes que estão melhores posicionados na tabela.
Não acredito que o São Paulo será rebaixado. Pelo contrário, a tendência é que o clube cresça muito de produção no segundo turno e incomode os adversários que estão acima na tabela de classificação. O Tricolor não deve brigar pela Libertadores, porque perdeu muitos pontos no primeiro turno, mas penso que tirará pontos dos rivais que brigam por título e G-4 do Brasileirão.
Corinthians e Inter também tem potencial (e elenco qualificado) para brigar pelo título. Mas se querem mesmo a taça, ambos precisam jogar um futebol mais efetivo e transformar os empates em vitórias, assim como o Timão fez no 4 a 0 sobre o Flamengo.
Crédito da foto: Marcus Desimoni/UOL
Em tempo:
Acompanhe tudo sobre o Atlético-MG no UOL Esporte
Acompanhe tudo sobre o São Paulo no UOL Esporte
Veja a página do Brasileirão no UOL Esporte
Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal: