Ney Franco e a sinceridade cada vez mais rara no futebol

Padrão

Ney Franco

Ney Franco concedeu uma entrevista bombástica ao colega Carlos Eduardo Mansur, do Jornal O Globo, na edição desta terça-feira. O ex-técnico do São Paulo detonou o goleiro Rogério Ceni e o coordenador técnico Milton Cruz, entre outras coisas.

Não vou entrar no mérito se Ney Franco estava certo ou não. Nem dizer o quanto isso piora a crise do São Paulo, pois não é a intenção desse post. Mas me chamou uma atenção a característica que já tinha notado na personalidade do treinador: a sinceridade.

Ney Franco teve discursos muito sinceros no ano que passou pelo São Paulo. Ao meu ver, até pagou por isso, porque sua sinceridade era mais destinada para as críticas públicas aos jogadores do que ao reconhecimento das suas falhas.

Ah, mas Ney Franco deveria ter dito tudo o que disse enquanto estava no comando do São Paulo e não teve coragem, pode argumentar o torcedor do clube. Concordo. Como bem disse o técnico Emerson Leão para a ESPN Brasil, quando se está longe, “depois que sai, muita gente vira macho”.

Mas a sinceridade de Ney Franco é boa para o futebol. O mundo da bola é um mundo do faz de conta, onde as crises são abafadas e os personagens são obrigados muitas vezes a mentir para evitar a repercussão negativa dos problemas que acontecem nos bastidores. Como disse certa vez o técnico Muricy Ramalho com muita propriedade, só 10% das coisas que acontecem no futebol são divulgadas. Então, episódios como este servem até para os torcedores entendam um pouco do ambiente do esporte mais popular do país.

Crédito da foto: Leandro Moraes/UOL

Em tempo:
Acompanhe tudo sobre o São Paulo no UOL Esporte:

Veja a lista das matérias que fiz pelo UOL na minha página pessoal

Anúncios

Gostou do texto? Achou ruim? Dê sua opinião!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s